Projeto único coloca nova ponte em SP em grupo com destaque internacional


Projeto único coloca nova ponte em SP em grupo com destaque internacional

MARIANA BARROS
da Folha de S.Paulo

Pontes são uma seara vasta e dinâmica para o mundo dos recordes, em que a ponte Octavio Frias de Oliveira também passa a figurar. É a única do mundo em que duas plataformas estaiadas se sobrepõem, fazendo com que os cabos se entrelacem, e conta com o maior ângulo entre estaiadas, de 60.

Por conta disso, a equipe responsável pela obra tem apresentado o projeto em alguns dos maiores congressos internacionais sobre pontes.


Em outros quesitos, outras pontes brasileiras se destacam, segundo os engenheiros Augusto Carlos de Vasconcelos, da Divisão de Estrutura do Instituto de Engenharia, e Catão Francisco Ribeiro, responsável pela nova ponte estaiada.

Uma delas é a ponte que atravessa o rio Parnaíba, entre Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, a primeira ponte estaiada projetada no Brasil. Mas a estréia desse tipo de ponte no país aconteceu em São Paulo, em 1999, com a inauguração da ponte Engenheiro Jamil Sabino, que cruza o rio Pinheiros.

Na categoria de grandes vãos livres, está a ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Florianópolis. Pênsil e com correntes, foi inaugurada em 1926 com 822 metros e um vão livre de 339 metros, que já ocupou o posto de maior do mundo.

Já a ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Rio-Niterói, é a recordista em comprimento dentro do território nacional: são 13,5 km.

Atualmente, a maior ponte do mundo está em Xangai, na China, com 36 km e um vão estaiado de 1.088 metros, considerado o maior do tipo sem pilar. A distância da plataforma à água é de 70 metros.

Impressionante também é o viaduto Millau, na França, projetado pelo arquiteto Norman Foster. Situada a 300 metros do solo, a obra se mistura às nuvens. Nos Estados Unidos, permanece emblemática a ponte Golden Gate, em San Francisco, que é pênsil e que já suportou diversos terremotos.